Falta de auto-consciência
por Mário H. Noronha
Tópico contextual: Falta de objetivos claros (a que se deve este problema e como isso afeta as suas conquistas)
Tópico deste conteúdo: Como a falta de autoconsciência contribui para a falta de objetivos claros
A quem pode interessar ler: pessoas e profissionais
Durante este próximo mês, iremos abordar diferentes dimensões de como a falta de objetivos claros afeta as conquistas pessoais. Serão publicados 5 textos curtos sobre esta temática (1 por cada semana) e, neste primeiro contributo, procuramos olhar para um dos fatores que pode contribuir para essa lacuna; a falta de autoconsciência.
Sem uma compreensão profunda dos valores pessoais, interesses, pontos fortes e fracos, as pessoas podem ter dificuldade em identificar o que realmente desejam alcançar, conduzindo a objetivos vagos ou desalinhados consigo próprias.
E, uma das consequências da falta de objetivos claros, é a estagnação no crescimento pessoal, porque as metas desafiam as pessoas a aprender, a adaptarem-se e a crescerem. Ou seja, o desenvolvimento pessoal e profissional torna-se mínimo e isso pode resultar em oportunidades perdidas e na incapacidade de atingirem o seu potencial.
"Quem olha para fora, sonha; quem olha para dentro, acorda." - Carl Jung
Uma possível solução é praticar a
autorreflexão. Esta prática pressupõe dedicar algum tempo à autorreflexão para
obter melhores perceções sobre os valores, interesses e paixões pessoais, o que
permite compreender o que é realmente importante para cada pessoa, ajudando a
estabelecer metas que sejam significativas e motivadoras.
É, pois, aconselhável, dedicar tempo de qualidade para identificar e interiorizar todos esses elementos, sem os quais os objetivos podem tornar-se incipientes, desprovidos de significado ou profundamente desalinhados com aquilo que cada pessoa mais valoriza, abrindo portas a que sejam adotados objetivos ditados por quem as rodeia ou pela sociedade em geral.
No entanto, é relevante alertar para um potencial obstáculo que é necessário contornar; as distrações e a falta de foco. Num mundo repleto de distrações, a concentração, durante tempo suficiente para pensar profundamente sobre objetivos e aspirações pessoais, pode ser um grande desafio.
Como forma de incentivo, para que cada pessoa invista em si mesma, é importante ter presente que este exercício de autorreflexão aumenta a direção e o foco, porque, ter metas claras, proporciona um sentido de direção, o que permite que as pessoas concentrem os seus esforços e recursos de forma mais eficiente.
Em resumo: saber, exatamente, o que se deseja alcançar, ajuda a priorizar atividades e a evitar distrações.
Nota do autor: este texto expressa uma perspetiva pessoal enquadrada dentro de alguns parâmetros, não é um artigo científico, de natureza médica, prescritiva ou vinculativa. Também é importante notar que não se pretendeu fazer uma análise exaustiva, no futuro haverá novos textos que abordarão outras formas de olhar para estes mesmos tópicos.
Um conteúdo da Seikatsu Equilibrium® Master your reality.
© 2024 Todos os direitos reservados
#seikatsuequilibrium
#domineasuaRealidade
#faltadeautoconsciencia
#faltadeobjetivosclaros
#objetivos
#objetivospessoais
#autoreflexao
#coaching
#coachingsistemico
#realizacao
#ods