Problemas de controlo
por Mário H. Noronha
Tópico deste conteúdo: Como problemas de controlo contribuem para o medo de falhar
A quem pode interessar ler: pessoas e profissionais
Neste quarto texto do mês atual, abordaremos as questões de controlo, um dos fatores que pode contribuir para o medo de falhar.
O âmbito, das questões de controlo aqui abordadas, relaciona-se com o facto de haver pessoas que sentem necessidade de controlar todos os resultados e podem desenvolver a crença de que devem ser capazes de lidar com tudo na perfeição, o que pode conduzir ao medo de situações em que os resultados são incertos.
Algumas das consequências, deste tipo de necessidade e/ou crença, é o aumento da infelicidade, da insatisfação e da sensação de que a pessoa não está a viver de acordo com o seu potencial, em que, o medo de lidar com a incerteza dos resultados, provoca um impacto significativo – e negativo - na qualidade de vida da pessoa.
"A única coisa sobre a qual - por vezes - se tem controlo, é a perspetiva. Não tem controlo sobre a sua situação. Mas tem uma escolha sobre como a vê." - Cris Pine
Uma possível solução poderá passar por celebrar pequenas vitórias, momentos durante os quais a pessoa reconhece pequenas conquistas, o que pode ajudar a construir confiança, porque pode contribuir para alterar o foco no medo do fracasso, para uma mentalidade de reconhecimento do progresso.
Ainda assim, é necessário haver consciência da presença de uma barreira potencialmente muito significativa, constituída por um natural medo do desconhecido que as pessoas podem sentir, o que cria dificuldades para saírem das suas zonas de conforto, escolhendo – deliberadamente - enfrentar resultados imprevisíveis.
Por outro lado, também pode existir uma dificuldade com contornos adicionais, dentro dos quais a incerteza seja – mental e emocionalmente - associada à experimentação de coisas novas, uma combinação que pode tornar o medo de falhar ainda mais pronunciado.
Quando se está perante fatores semelhantes (no seu conjunto ou cada um deles de forma isolada), o medo do fracasso pode levar as pessoas a comportamentos como, por exemplo, a procrastinação e/ou a evitação.
A solução aqui proposta ou outras que se ajustem às características, contextos e circunstâncias de cada pessoa, poderá aumentar a probabilidade de as pessoas se sentirem mais propensas a enfrentar diferentes situações e/ou tarefas frontalmente, interiorizando – gradualmente - que não é possível controlar todos os desfechos, o que contribuiria para uma maior produtividade e um melhor desempenho em vários aspetos dos seus percursos, com impacto positivo na qualidade das suas vidas.
Nota do autor: este texto expressa uma perspetiva pessoal enquadrada dentro de alguns parâmetros, não é um artigo científico, de natureza médica, prescritiva ou vinculativa. Também é importante notar que não se pretendeu fazer uma análise exaustiva, no futuro haverá novos textos que abordarão outras formas de olhar para estes mesmos tópicos.
Um conteúdo da Seikatsu Equilibrium® Master your reality.
© 2024 Todos os direitos reservados
#seikatsuequilibrium
#domineasuarealidade
#medodefalhar
#controlo
#procrastinacao
#incerteza
#risco
#objetivos
#realizacao
#resultados
#sucesso
#ods