Hábitos negativos
por Mário H. Noronha
Tópico deste conteúdo: Como os hábitos negativos contribuem para a falta de autodisciplina
A quem pode interessar ler: pessoas e profissionais
Durante este mês, abordaremos diferentes dimensões da falta de autodisciplina, que afeta as realizações pessoais. Serão publicados 5 curtos textos sobre este tema (1 por cada semana) e, nesta primeira contribuição, procuramos olhar para um dos fatores que podem contribuir para esta lacuna; os hábitos negativos.
Exemplos de hábitos negativos - ou mesmo maus hábitos - são a procrastinação, a indulgência excessiva nas distrações (redes sociais, TV, etc) ou a má gestão do tempo, que podem prejudicar os esforços para manter a autodisciplina e que as pessoas possam realizar as tarefas que se propõem fazer.
Quando isso sucede, uma das consequências é um aumento dos níveis de stress e/ou da ansiedade, que resultam de uma incapacidade de gerir o tempo e as responsabilidades de forma eficaz, podendo, inclusivamente, conduzir a depressões, à medida que as tarefas se acumulam e se tornam mais assustadoras.
"A maioria das pessoas não tem esta vontade de abandonar os maus hábitos. Têm muitas desculpas e falam como vítimas." - Carlos Santana
Uma solução possível é utilizar lembretes e/ou programar tarefas e atividades, aproveitando os calendários e as aplicações de lembretes para controlar as tarefas e os prazos, porque, sendo ferramentas visuais, elas podem ajudar as pessoas a manterem os objetivos em mente.
Ainda assim, é necessário enfrentar alguns desafios, nomeadamente uma má gestão do tempo, que consiste numa dificuldade em gerir este recurso de uma forma eficaz, por exemplo não sendo capaz de estimar a duração de determinada tarefa, seja por excesso ou de forma insuficiente.
Um outro desafio, associado à gestão do tempo, está relacionado com uma deficiente gestão de prioridades, nem sempre definidas da melhor forma.
Ou seja, a dificuldade, em gerir o tempo e as prioridades de forma eficaz, pode conduzir à procrastinação e à falta de autodisciplina, facilitando a existência de desvios indesejáveis.
Existe uma relação simbiótica entre uma gestão melhorada do tempo e a autodisciplina, que se alimentam e se fortalecem mutuamente, resultando num aumento da produtividade, em menos stress e em mais tempo livre para atividades de lazer ou de desenvolvimento pessoal, entre múltiplas outras.
Nota do autor: este texto expressa uma perspetiva pessoal enquadrada dentro de alguns parâmetros, não é um artigo científico, de natureza médica, prescritiva ou vinculativa. Também é importante notar que não se pretendeu fazer uma análise exaustiva, no futuro haverá novos textos que abordarão outras formas de olhar para estes mesmos tópicos.
Um conteúdo da Seikatsu Equilibrium® Master your reality.
© 2024 Todos os direitos reservados
#seikatsuequilibrium
#domineasuarealidade
#habitos
#maushabitos
#procrastinacao
#gestaodetempo
#tarefas
#planeamento
#produtividade
#stress
#ansiedade
#disciplina
#objetivos
#realizacao
#resultados
#sucesso
#ods