Generalização excessiva
por Mário H. Noronha
Tópico deste conteúdo: Como a generalização excessiva contribui para uma mentalidade negativa
A quem pode interessar ler: pessoas e profissionais
Neste terceiro texto deste mês, iremos abordar a generalização excessiva, um dos fatores que pode contribuir para uma mentalidade negativa.
Generalização excessiva caracteriza-se por retirar conclusões amplas e generalizadas com base num único evento ou numa única evidência. Por exemplo, alguém que vive um revés e conclui que todas as suas tentativas futuras também falharão.
Uma das consequências, que é produzida, é uma má tomada de decisões, porque o pensamento negativo pode obscurecer o julgamento e conduzir a que as decisões sejam condicionadas por esse motivo. O medo do fracasso e as expetativas negativas, podem resultar em oportunidades perdidas e em escolhas demasiado cautelosas ou até antecipadamente derrotistas.
"Todas as generalizações
são falsas, incluindo esta." - Mark
Twain
Uma possível solução, passa pela prática de Mindfulness e de Meditação. Estas práticas podem ajudar as pessoas a tornarem-se mais conscientes dos seus pensamentos e sentimentos. Além disso, ajuda a reconhecer padrões de negatividade e a aprender a desligar-se deles, em vez de serem consumidas por eles.
No entanto, estas práticas podem ser dificultadas pelo stress e sobrecarga do quotidiano, que, aliás, também contribuem para o problema original. Elevados níveis de stress e uma sensação de sobrecarga, causados pelas exigências da vida, podem levar a pensamentos negativos e esse stress pode estreitar a perspetiva, tornando mais difícil ver alternativas ou soluções positivas.
Assim sendo, é necessário um esforço para quebrar o padrão negativo, caso contrário é criada uma espiral negativa, com efeitos e consequências profundamente indesejados.
Quando é possível criar perspetivas positivas,
as pessoas vivem, frequentemente, níveis mais elevados de felicidade e de satisfação
com a vida, além de tenderem a valorizar o momento presente e a encontrar
alegria nos pequenos prazeres, o que contribui para uma vida mais plena.
Nota do autor: este texto expressa uma perspetiva pessoal enquadrada dentro de alguns parâmetros, não é um artigo científico, de natureza médica, prescritiva ou vinculativa. Também é importante notar que não se pretendeu fazer uma análise exaustiva, no futuro haverá novos textos que abordarão outras formas de olhar para estes mesmos tópicos.
Um conteúdo da Seikatsu Equilibrium® Master your reality.
© 2024 Todos os direitos reservados
#seikatsuequilibrium
#domineasuarealidade
#escolhas
#decisao
#tomadadedecisao
#mentalidadenegativa
#generalizacao
#generalizacaoexcessiva
#medo
#medodefalhar
#expetativas
#ansiedade
#stress
#mindfulness
#meditacao
#objetivos
#objetivospessoais
#realizacao
#resultados
#sucesso
#ods