Falta de responsabilidade
por Mário H. Noronha
Tópico deste conteúdo: Como a falta de responsabilidade reduz a autodisciplina
A quem pode interessar ler: pessoas e profissionais
Neste quarto texto deste mês, abordaremos a falta de responsabilidade, um dos fatores que pode contribuir para a falta de autodisciplina.
Quando as pessoas têm dificuldade em assumir responsabilidade plena pelos seus objetivos e pelas tarefas necessárias os alcançar, é importante recorrer a alguém externo, perante quem as pessoas se sintam responsáveis por apresentar resultados concretos, alguém que cobre essa responsabilidade, garantindo que as pessoas estão, consistentemente, a caminhar rumo aos seus próprios objetivos, completando todos os passos necessários para o efeito.
Sem essa responsabilidade externa, seja de um mentor, um coach ou grupo de pares, que podem ser pessoas com objetivos ou funções similares como, por exemplo, um grupo que tenha objetivos comuns em relação a um programa treino físico e que se incentivam mutuamente, pode ser mais fácil ceder aos desejos a curto prazo em detrimento dos objetivos a longo prazo.
Se não existir essa disciplina, para perseguir oportunidades ou para trabalhar em prol dos seus próprios objetivos, as pessoas podem perder oportunidades de mudança de vida, que impactam – negativamente - o seu crescimento pessoal e profissional.
"Não é apenas o que fazemos, mas também o que não fazemos, pelo qual somos responsáveis." – Molière
Uma possível solução possível é, justamente, encontrar um sistema de apoio exequível, com o qual as pessoas se sintam confortáveis, rodeando-se de outras pessoas que apoiem os seus objetivos e/ou que possam oferecer encorajamento, aconselhamento ou responsabilidade.
E existem múltiplas opções, nomeadamente amigos, familiares ou um grupo formal de responsabilização como, por exemplo, o caso – já referido – do treino desportivo, mas também pode ser um grupo de pessoas com funções profissionais similares, que se incentivam mutuamente, partilhando experiências, desafios, problemas, soluções e resultados.
Se houver ausência de responsabilidade, as pessoas podem ter mais facilidade em desviar-se de comportamentos disciplinados, prejudicando os seus próprios objetivos.
E, esses comportamentos disciplinados, são a base para as pessoas definirem, perseguirem e alcançarem objetivos, porque permite transformar as suas aspirações em planos e resultados exequíveis, o que conduz ao cumprimento das diferentes metas pessoais e profissionais a que se proponham em cada fase ou momento das suas vidas.
Nota do autor: este texto expressa uma perspetiva pessoal enquadrada dentro de alguns parâmetros, não é um artigo científico, de natureza médica, prescritiva ou vinculativa. Também é importante notar que não se pretendeu fazer uma análise exaustiva, no futuro haverá novos textos que abordarão outras formas de olhar para estes mesmos tópicos.
Um conteúdo da Seikatsu Equilibrium® Master your reality.
© 2024 Todos os direitos reservados
#seikatsuequilibrium
#domineasuarealidade
#autorresponsabilidade
#responsabilidade
#disciplina
#autodisciplina
#mentoria
#objetivos
#realizacao
#resultados
#sucesso
#ods