Falta de planeamento
por Mário H. Noronha
Tópico deste conteúdo: Como a falta de planeamento contribui para a falta de objetivos claros
A quem pode interessar ler:
pessoas e profissionais
Neste quarto texto sobre o tópico deste mês (falta de objetivos claros), iremos olhar para um outro fator que pode contribuir para essa lacuna; a falta de planeamento.
Sem um plano, mesmo os objetivos - claramente definidos - podem parecer inalcançáveis. A falta de planeamento significa não conhecer as etapas necessárias para atingir uma meta ou como alocar recursos e tempo de forma eficaz.
Esta realidade conduz ao aumento do stress e da ansiedade, porque a incerteza, sobre a direção a ser seguida, pode aumentar, significativamente, o desenvolvimento desses elementos altamente nocivos e também pode fazer com que as pessoas se sintam sobrecarregadas e inseguras quanto ao seu futuro.
"Um objetivo sem um plano é apenas um desejo." - Antoine de Saint-Exupèry
Uma possível solução é criar um plano de ação. Desenvolver um plano de ação detalhado, que descreva as etapas, cronogramas e recursos necessários para atingir os seus objetivos, serve como um roteiro e pode aumentar, significativamente, as suas probabilidades de sucesso.
No entanto, é importante contornar a existência de uma possível visão limitada sobre o futuro na elaboração deste plano, que pode ser provocada por falta de imaginação ou de uma incapacidade de antecipar aquilo que deseja alcançar, limitando a definição de metas ambiciosas ou de longo prazo.
Um plano de ação detalhado, com metas SMART, sentidas como importantes para a sua vida no médio-longo prazo e a enumeração dos recursos necessários para as alcançar, pode ajudar na redução da incerteza, do stress e da ansiedade, proporcionando uma direção organizada por etapas, em que os desafios se tornam mais gerenciáveis e com menor carga emocional negativa.
Nota do autor: este texto expressa uma perspetiva pessoal enquadrada dentro de alguns parâmetros, não é um artigo científico, de natureza médica, prescritiva ou vinculativa. Também é importante notar que não se pretendeu fazer uma análise exaustiva, no futuro haverá novos textos que abordarão outras formas de olhar para estes mesmos tópicos.
Um conteúdo da Seikatsu Equilibrium® Master your reality.
© 2024 Todos os direitos reservados
#seikatsuequilibrium
#domineasuarealidade
#faltadeplaneamento
#planeamento
#faltadeobjetivosclaros
#objetivos
#objetivospessoais
#planodeacao
#minimetas
#miniobjetivos
#smart
#objetivossmart
#coaching
#coachingsistemico
#realizacao
#sucesso
#ods