Falta de motivação
por Mário H. Noronha
Tópico deste conteúdo: Como a falta de motivação contribui para a falta de objetivos claros
A quem pode interessar ler:
pessoas e profissionais
Neste quinto - e último - texto sobre o tópico deste mês (falta de objetivos claros), iremos olhar para um outro fator que pode contribuir para essa lacuna; falta de motivação.
Sem motivação intrínseca ou extrínseca, pode faltar o impulso para definir e perseguir objetivos. A motivação está, muitas vezes, ligada à procura de significado e propósito nos objetivos estabelecidos, isto é, eles têm que ter um elevado grau de alinhamento com a sua essência como pessoa ou como profissional.
O processo de estabelecer, perseguir e alcançar objetivos está intimamente ligado à satisfação pessoal e ao bem-estar. A falta de objetivos claros pode fazer com que as pessoas se sintam insatisfeitas, contribuindo para níveis mais baixos de felicidade e de satisfação com a vida.
"Comece onde você está. Use o que você tem. Faça o que pode." — Arthur Ashe
Uma possível solução, é comemorar pequenos marcos na caminhada rumo aos seus objetivos. Essas celebrações permitem-lhe reconhecer o progresso alcançado até esse momento e, por menor que ele seja, pode aumentar a sua motivação e o seu compromisso para com o objetivo mais amplo.
É importante vigiar ativamente a existência de momentos de procrastinação, que consistem em adiar a tomada de decisões ou as atividades de definição de objetivos, o que pode conduzir a um ciclo de inação e à falta de objetivos claros.
Os objetivos atuam como uma força motivacional, que induzem as pessoas a agir. A clareza, de saber o que se pretende alcançar, pode ser inspiradora e auxiliar a manter a motivação ao longo do tempo, particularmente à medida em que se observam, se reconhecem e se celebram pequenos marcos do progresso alcançado em cada etapa.
No próximo mês, iniciaremos um novo tópico mensal, sobre o qual serão produzidos 4 textos.
Nota do autor: este texto expressa uma perspetiva pessoal enquadrada dentro de alguns parâmetros, não é um artigo científico, de natureza médica, prescritiva ou vinculativa. Também é importante notar que não se pretendeu fazer uma análise exaustiva, no futuro haverá novos textos que abordarão outras formas de olhar para estes mesmos tópicos.
Um conteúdo da Seikatsu Equilibrium® Master your reality.
© 2024 Todos os direitos reservados
#seikatsuequilibrium
#domineasuarealidade
#faltademotivacao
#motivacao
#faltadeobjetivosclaros
#objetivos
#objetivospessoais
#celebrarobjetivos
#celebrarmetas
#celebrarconquistas
#coaching
#coachingsistemico
#realizacao
#sucesso
#ods