Falta de franqueza

03-09-2024

por Mário H. Noronha

Tópico deste conteúdo: Como a falta de franqueza contribui para uma comunicação ineficaz nas organizações

A quem pode interessar ler: profissionais e organizações


Durante este próximo mês, iremos abordar diferentes dimensões de como uma comunicação ineficaz afeta as conquistas organizacionais. Serão publicados 4 textos curtos sobre esta temática (1 por cada semana) e, neste primeiro contributo, procuramos olhar para um dos fatores que pode contribuir para essa lacuna; a falta de franqueza.

Falta de franqueza significa evitar a comunicação direta ou não abordar as questões abertamente, o pode conduzir a especulações, rumores e a um aumento da ansiedade ou incerteza entre os colaboradores.

Essa prática pode conduzir a diferentes tipos de tensões, porque, havendo uma comunicação deficiente, isso resulta em mal-entendidos e interpretações erradas, gerando conflitos entre os membros da equipa e entre os diferentes níveis de uma organização.

"É preciso aprender a ser simples; qualquer pessoa consegue ser complexa." - Amit Kalantri

Uma possível solução é a implementação de uma estratégia de comunicação, caracterizada por objetivos, canais e práticas de comunicação claros, que estejam alinhados com as necessidades da organização. Também é importante que sejam estabelecidas orientações sobre como e quando os diferentes tipos de informação são comunicados.

Um obstáculo muito relevante (mas que também pode ser um incentivo para a solução apontada anteriormente), é que, no ambiente acelerado que as organizações vivem diariamente, os colaboradores enfrentam, frequentemente, uma sobrecarga de informação, o que torna difícil processar e responder a todas as comunicações de uma forma eficaz.

Quando são implementadas instruções claras e fluxos de informação eficientes, é criada maior agilidade nos processos, o que permite reduzir os mal-entendidos e minimizar a necessidade de retrabalho, contribuindo para um aumento da produtividade global.


Nota do autor: este texto expressa uma perspetiva pessoal enquadrada dentro de alguns parâmetros, não é um artigo científico, de natureza médica, prescritiva ou vinculativa. Também é importante notar que não se pretendeu fazer uma análise exaustiva, no futuro haverá novos textos que abordarão outras formas de olhar para estes mesmos tópicos.

Um conteúdo da Seikatsu Equilibrium® Master your reality.

© 2024 Todos os direitos reservados


#seikatsuequilibrium

#domineasuarealidade

#escolhas

#decisao

#tomadadedecisao

#comunicacaoineficaz

#faltadefranqueza

#franqueza

#ansiedade

#incerteza

#conflitos

#rumores

#especulacao

#malentendidos

#culturaorganizacional

#culturaempresarial

#culturacorporativa

#comunicacaoorganizacional

#comunicacaoempresarial

#objetivos

#objetivosorganizacionais

#objetivosempresariais

#comunicacao

#organizacoes

#empresas

#realizacao

#resultados

#sucesso

#ods