Falta de experiência
por Mário H. Noronha
Tópico deste conteúdo: Como a falta de experiência contribui para o medo de falhar
A quem pode interessar ler: pessoas e profissionais
No terceiro texto deste mês, abordamos a falta de experiência, um dos fatores que pode contribuir para o medo de falhar.
Por falta de experiência, entende-se, neste texto, que isso significa não ter experiência suficiente - ou não estar adequadamente preparado(a) - para levar a cabo determinada tarefa, o que pode conduzir ao medo de falhar, causado por uma perceção de incompetência.
Quando existe uma perceção, com esses contornos, possíveis impactos - ou consequências - verificam-se em processos de tomada de decisão, que podem ser severamente prejudicados.
O receio de tomar uma decisão errada - e consequentemente falhar - pode levar à indecisão e à paralisia, afetando a capacidade, de uma pessoa, para tomar decisões oportunas - e eficazes - em contextos pessoais e também profissionais.
"Nenhuma experiência é causa de sucesso ou de fracasso. Não sofremos com o choque das nossas experiências, os chamados traumas – mas fazemos delas exatamente aquilo que se adapta aos nossos propósitos." - Alfred Adler
Uma possível solução poderia residir no recurso a processos - conscientemente assumidos – de modelação, através de uma procura - proativa - de testemunhos de outras pessoas (com quem exista contacto direto, por recomendação de terceiros ou figuras públicas) que tenham superado desafios idênticos, permitindo identificar diferentes alternativas que possam ser, adequadamente, adaptados às características, contextos e circunstâncias de quem enfrenta a perceção anteriormente referida.
Um outro possível caminho, poderia ser encontrado em processos de mentoria, conversando - formal ou informalmente - com pessoas que partilhem histórias, das suas vivências, sobre como superaram o medo de falhar em diferentes momentos e circunstâncias, algo que também tem potencial para proporcionar um incentivo – e, por vezes, até um guião inicial, ainda que adaptado - para que a pessoa sinta ser capaz de enfrentar e de superar os próprios medos.
Naturalmente que existem alguns obstáculos muito relevantes, neste tipo de receios, que são necessários ter em atenção e que influenciam – positiva ou negativamente - cada pessoa.
Um deles, está relacionado com a inexistência de um contexto de suporte, ou seja, sem uma rede - ou um ambiente - de apoio, que incentive a tomada de alguns riscos e que olhe o fracasso como parte de processos contínuos de aprendizagem, as pessoas podem sentir maiores dificuldades em lidar com o receio de falhar no geral, podendo, por isso, desenvolver uma crença de que poderão estar sozinhas a lidar com todas as consequências das suas decisões, o que pode contribuir para aumentar o seu receio.
Quando se torna possível superar - ou contornar - receios em torno do medo de falhar, isso pode despoletar maior criatividade e também inovação, pela existência de uma sensação de maior liberdade, o que pode auxiliar a promover contextos bastante distintos, dentro dos quais o pensamento criativo floresce, podendo, igualmente, ser desenvolvida uma maior propensão para correr riscos e para pensar fora da caixa.
Nota do autor: este texto expressa uma perspetiva pessoal enquadrada dentro de alguns parâmetros, não é um artigo científico, de natureza médica, prescritiva ou vinculativa. Também é importante notar que não se pretendeu fazer uma análise exaustiva, no futuro haverá novos textos que abordarão outras formas de olhar para estes mesmos tópicos.
Um conteúdo da Seikatsu Equilibrium® Master your reality.
© 2024 Todos os direitos reservados
#seikatsuequilibrium
#domineasuarealidade
#tomadadedecisao
#medodefalhar
#faltadeexperiencia
#modelacao
#mentoria
#objetivos
#realizacao
#resultados
#sucesso
#ods