Falta de envolvimento dos colaboradores
por Mário H. Noronha
Tópico deste conteúdo: Falta de envolvimento dos colaboradores e desalinhamento cultural
A quem pode interessar ler: profissionais e organizações
No quarto – e último – texto deste mês, abordaremos a falta de envolvimento dos colaboradores, um dos fatores que pode contribuir para o desalinhamento cultural numa organização.
É importante ter em atenção que, os baixos níveis de envolvimento e de satisfação dos colaboradores, podem ser um sintoma de desalinhamento cultural, porque estes podem sentir-se desligados dos valores da organização ou identificar uma falta de alinhamento entre esses valores e as ações concretas que são empreendidas no seu quotidiano em ambiente profissional.
Uma consequência – muito significativa - desse desalinhamento cultural, é o aumento da rotatividade de colaboradores, dado que, os indivíduos mais talentosos, têm maior probabilidade de abandonar um ambiente onde se sentem desvalorizados ou incompreendidos, o que conduz a um aumento dos custos de recrutamento e de formação para a organização.
"Quando as pessoas investem financeiramente, querem retorno. Quando as pessoas estão emocionalmente investidas, querem contribuir." - Simon Sinek
Uma possível solução, é avaliarmos e definirmos a cultura desejada, começando por conduzir uma avaliação da cultura organizacional atual, no sentido de compreendermos os seus valores, crenças e comportamentos fundamentais.
Em seguida, devemos definir, de forma muito clara, qual a cultura desejada, procurando que esteja alinhada com a visão, missão e objetivos estratégicos da organização.
Um dos obstáculos, à implementação deste alinhamento, reside na existência de uma força de trabalho diversificada.
Ainda que uma maior diversidade, na força de trabalho, traga muitos benefícios, ela também pode apresentar desafios adicionais para o alinhamento de diversos valores, crenças e práticas, numa cultura organizacional que se deseja o mais coesa possível.
Havendo clareza quanto a uma visão, missão e objetivos de uma organização, a implementação de uma cultura coesa e alinhada com esses elementos estruturais e norteadores, contribui para o trabalho em equipa e para uma superior colaboração, uma vez que os colaboradores partilham objetivos e valores comuns.
Esta virtuosa conjugação de fatores, conduz a uma melhor resolução de problemas, ao incremento da inovação e também da eficiência, uma vez que as equipas trabalham em conjunto e de forma mais eficaz, criando melhores resultados que, por sua vez, geram confiança sistémica e reforçam os objetivos e os valores que a organização preconiza.
No próximo mês, iniciaremos um conjunto de artigos sob um novo tema.
Nota do autor: este texto expressa uma perspetiva pessoal enquadrada dentro de alguns parâmetros, não é um artigo científico, de natureza médica, prescritiva ou vinculativa. Também é importante notar que não se pretendeu fazer uma análise exaustiva, no futuro haverá novos textos que abordarão outras formas de olhar para estes mesmos tópicos.
Um conteúdo da Seikatsu Equilibrium® Master your reality.
© 2025 Todos os direitos reservados
#seikatsuequilibrium
#domineasuarealidade
#culturaorganizacional
#visão
#missão
#rotatividadedecolaboradores
#valores
#crenças
#comportamentos
#envolvimentodoscolaboradores
#objetivos
#organizações
#realização
#resultados
#sucesso
#ods