Falta de clareza
por Mário H. Noronha
Tópico deste conteúdo: Como a falta de clareza contribui para uma comunicação pobre
A quem pode interessar ler: profissionais e organizações
Durante este próximo mês, iremos abordar diferentes dimensões de como uma comunicação pobre afeta as conquistas organizacionais. Serão publicados 5 textos curtos sobre esta temática (1 por cada semana) e, neste primeiro contributo, procuramos olhar para um dos fatores que pode contribuir para essa lacuna; a falta de clareza.
Num contexto organizacional, a falta de clareza pode ser caracterizada por mensagens vagas, incompletas ou sem detalhes essenciais, o que pode causar confusão e mal-entendidos, impedindo os colaboradores de completarem tarefas de forma eficaz.
Perante essas circunstâncias, existe uma diminuição da produtividade, em resultado de mal-entendidos ou de falta de informação, gerando erros, trabalho redobrado, retrabalho e atrasos. Ou seja, os colaboradores gastam tempo valioso a procurar esclarecimentos, em vez de completar as tarefas com eficiência.
"A liderança tem mais a ver com clareza do que com controlo." - Mark Goulston
Uma possível solução, será organizar atualizações e reuniões regulares, isto é, realizar reuniões regulares para atualizar os membros da equipa sobre as novidades da empresa, o progresso de projetos e outras informações relevantes. É fundamental que estas reuniões tenham uma agenda e um propósito claros, por forma a torna-las eficazes e não apenas processuais.
É fundamental contornar as restrições de tempo que caracterizam ambientes com um ritmo acelerado, em que, encontrar tempo para uma comunicação adequada e cuidadosa pode ser um desafio, conduzindo a trocas de informação apressadas ou incompletas.
Resolver a falta de clareza tem
impacto direto no aumento da produtividade, ao tornar a comunicação clara e
concisa, o que contribui para agilizar os fluxos de trabalho, reduzir os erros
e minimizar a necessidade de trabalho redobrado ou de retrabalho.
Nota do autor: este texto expressa uma perspetiva pessoal enquadrada dentro de alguns parâmetros, não é um artigo científico, de natureza médica, prescritiva ou vinculativa. Também é importante notar que não se pretendeu fazer uma análise exaustiva, no futuro haverá novos textos que abordarão outras formas de olhar para estes mesmos tópicos.
Um conteúdo da Seikatsu Equilibrium® Master your reality.
© 2024 Todos os direitos reservados
#seikatsuequilibrium
#domineasuarealidade
#comunicacaopobre
#faltadeclareza
#comunicacao
#organizacoes
#empresas
#realizacao
#resultados
#sucesso
#ods