Estratégias de aprendizagem deficientes
por Mário H. Noronha
Tópico deste conteúdo: Como melhorar estratégias de aprendizagem deficientes
A quem pode interessar ler: pessoas e profissionais
Durante este mês, abordaremos diferentes dimensões do problema que representam as competências ou conhecimentos inadequados, fatores que afetam o desempenho e as realizações dos indivíduos.
Serão publicados 4 pequenos textos sobre este tema (1 por cada semana) e, nesta primeira contribuição, procuramos olhar para um dos fatores que podem contribuir para este problema; estratégias de aprendizagem deficientes.
Entende-se que, estratégias de aprendizagem deficientes, são métodos de aprendizagem ineficazes ou a ausência de estratégias de aprendizagem personalizadas, sendo que ambos podem dificultar a aquisição de novos conhecimentos ou competências.
As pessoas beneficiam de identificar as suas preferências de aprendizagem e de adaptar as suas estratégias adequadamente, em função de diferentes contextos e circunstâncias.
Caso assim não seja, pode haver um impacto negativo na confiança e na autoestima das pessoas, porque podem sentir dificuldade em acompanhar as exigências profissionais ou sentirem-se inadequadas em comparação com colegas.
"Os analfabetos do século XXI não serão aqueles que não sabem ler e escrever, mas aqueles que não sabem aprender, desaprender e reaprender." - Alvin Toffler
Uma possível solução, poderá ser a procura de feedback e também fazer alguma reflexão. Por exemplo, as pessoas podem pedir feedback, sobre o seu progresso, a colegas, a mentores, a supervisores ou chefias.
Quanto à componente de reflexão, esta pode resultar de um exercício próprio e autónomo, mas as pessoas também podem refletir sobre este feedback referido anteriormente, utilizando-o para identificar áreas de melhoria.
Estes dois processos de autoavaliação também podem ajudar as pessoas a reconhecerem o seu progresso e a ajustar as suas estratégias de aprendizagem de uma forma mais adequada.
No entanto, é importante notar que diferentes pessoas têm características distintas. Assim sendo, para as pessoas que tenham uma mentalidade fixa ou uma crença de que as competências são inatas e imutáveis, isso pode impedi-las tentarem aprender coisas novas, porque podem não acreditar que a melhoria seja possível ou alcançável.
Se for possível adotar a solução proposta e contornar obstáculo mental referido, isso poderá afetar – positivamente – a autoestima e a forma como as pessoas interagem com os outros, dado que, o domínio ou a mestria em determinadas competências, aumenta a confiança nas suas capacidades.
Nota do autor: este texto expressa uma perspetiva pessoal enquadrada dentro de alguns parâmetros, não é um artigo científico, de natureza médica, prescritiva ou vinculativa. Também é importante notar que não se pretendeu fazer uma análise exaustiva, no futuro haverá novos textos que abordarão outras formas de olhar para estes mesmos tópicos.
Um conteúdo da Seikatsu Equilibrium® Master your reality.
© 2025 Todos os direitos reservados
#seikatsuequilibrium
#domineasuarealidade
#competências
#conhecimento
#aprendizagem
#carreira
#feedback
#mentoria
#autoconfiança
#autoestima
#objetivospessoais
#realização
#resultados
#sucesso
#ods