Deficientes habilidades para definição de objetivos
por Mário H. Noronha
Tópico deste conteúdo: Como deficientes habilidades - para definição de objetivos - contribui para a falta de objetivos claros
A quem pode interessar ler: pessoas e profissionais
Neste terceiro texto sobre o tópico deste mês (falta de objetivos claros), iremos olhar para um outro fator que pode contribuir para essa lacuna; deficientes habilidades para definição de objetivos.
A falta de conhecimentos - ou de competências - para definir objetivos de forma eficaz, pode resultar em objetivos vagos e inatingíveis. É necessário que os objetivos sejam definidos de forma específica, mensurável, atingível, relevante e com um prazo claro.
É difícil medir o sucesso sem objetivos claros, assim como se torna impossível avaliar o progresso rumo a eles, o que pode ser altamente desmotivador. Como consequência, o sucesso torna-se em algo subjetivo e arbitrário, o que dificulta a celebração de conquistas ou a identificação de áreas de melhoria.
"Se você quer viver uma vida feliz, vincule-a a um objetivo, não a pessoas ou coisas." — Albert Einstein
Portanto, é determinante definir objetivos específicos, usando o acrónimo SMART, que se traduz em transformar cada objetivo em algo específico (por exemplo, quero emagrecer), mensurável (por exemplo, quero emagrecer 5 kgs), atingível ou realista (já me inscrevi num ginásio e iniciei um programa de alimentação saudável), relevante (quero sentir-me melhor com o meu corpo e postura física), com um prazo claro (quero pesar menos 5 kgs daqui a 2 meses).
Também é possível definir mini-objetivos como, por exemplo, elaborar um horário semanal para as idas ao ginásio ou planear as refeições de cada semana.
Com o auxílio deste pequeno instrumento, é possível alcançar uma melhor gestão de tempo e um melhor planeamento, porque passa a existir um instrumento de organização mais eficaz, adquirindo-se uma maior consciência sobre as prioridades que são estabelecidas para as rotinas diárias.
Nota do autor: este texto expressa uma perspetiva pessoal enquadrada dentro de alguns parâmetros, não é um artigo científico, de natureza médica, prescritiva ou vinculativa. Também é importante notar que não se pretendeu fazer uma análise exaustiva, no futuro haverá novos textos que abordarão outras formas de olhar para estes mesmos tópicos.
Um conteúdo da Seikatsu Equilibrium® Master your reality.
© 2024 Todos os direitos reservados
#seikatsuequilibrium
#domineasuaRealidade
#deficienteshabilidadesparadefinicaodeobjetivos
#definicaodeobjetivos
#faltadeobjetivosclaros
#metasmenores
#minimetas
#miniobjetivos
#objetivos
#objetivospessoais
#smart
#objetivossmart
#coaching
#coachingsistemico
#realizacao
#sucesso
#ods