Conversa interna negativa
por Mário H. Noronha
Tópico deste conteúdo: Como a conversa interna negativa contribui para uma mentalidade negativa
A quem pode interessar ler: pessoas e profissionais
Durante este próximo mês, iremos abordar diferentes dimensões de como uma mentalidade negativa afeta as conquistas pessoais ou profissionais. Serão publicados 4 textos curtos sobre esta temática (1 por cada semana) e, neste primeiro contributo, procuramos olhar para um dos fatores que pode contribuir para essa lacuna; a conversa interna negativa.
As conversas internas negativas envolvem diálogos internos críticos, pessimistas ou até humilhantes, que podem ter um impacto muito significativo na confiança e na autoestima de alguém. Por exemplo, podem incluir pensamentos como "Não consigo fazer nada bem" ou "Não sou suficientemente bom".
Uma das consequências de uma mentalidade negativa, é que ela agrava, frequentemente, as preocupações sobre o futuro, o que conduz a elevados níveis de stress e de ansiedade. E isso pode criar um ciclo vicioso, dentro do qual os pensamentos negativos aumentam a ansiedade e a ansiedade alimenta – ainda mais – os pensamentos negativos.
"Isto representa cerca
de 90% da minha vida teológica – autocuidado radical. Coloque primeiro a sua
própria máscara de oxigénio. Observo a conversa interna que me passa pela
cabeça e, se estou a ser crítico comigo mesmo, livro-me disso." - Anne Lamott
Uma possível solução pode ser a prática da auto-compaixão; procurar ser gentil e compreensivo consigo - mesmo durante momentos de fracasso ou quando se apercebe de pensamentos negativos - é algo que pode ajudar a reduzir a autocrítica e a promover uma mentalidade mais saudável.
Ainda assim, tenha em atenção a dificuldade que pode advir de padrões de pensamento habituais, porque os pensamentos negativos podem tornar-se num hábito profundamente enraizado, que se torna difícil de quebrar. As pessoas adotam, frequentemente, pensamentos pessimistas (sem sequer se aperceberem deles), porque esses padrões foram sendo reforçados ao longo do tempo de vida.
Quando conseguem superar uma mentalidade
negativa, as pessoas conseguem desenvolvem mecanismos de superação mais
saudáveis, que são muito importantes para conseguirem lidar com os fatores de
stress da vida. Torna-se mais provável que adotem abordagens mais construtivas,
nomeadamente a procura de soluções e a procura de apoio, em vez de recorrerem a
estratégias de evitação ou ao abuso de substâncias, por exemplo.
Nota do autor: este texto expressa uma perspetiva pessoal enquadrada dentro de alguns parâmetros, não é um artigo científico, de natureza médica, prescritiva ou vinculativa. Também é importante notar que não se pretendeu fazer uma análise exaustiva, no futuro haverá novos textos que abordarão outras formas de olhar para estes mesmos tópicos.
Um conteúdo da Seikatsu Equilibrium® Master your reality.
© 2024 Todos os direitos reservados
#seikatsuequilibrium
#domineasuarealidade
#escolhas
#decisao
#tomadadedecisao
#mentalidadenegativa
#conversainterna
#conversainterior
#conversainteriornegativa
#autoconfianca
#autoestima
#ansiedade
#stress
#autocompaixao
#objetivos
#objetivospessoais
#realizacao
#resultados
#sucesso
#ods