Barreiras emocionais
por Mário H. Noronha
Tópico deste conteúdo: Como as barreiras emocionais contribuem para uma comunicação ineficaz nas organizações
A quem pode interessar ler: profissionais e organizações
Neste terceiro texto deste mês, iremos abordar as barreiras emocionais, um dos fatores que pode contribuir para uma comunicação ineficaz nas organizações.
E porque razão estas barreiras são relevantes na vida das organizações? Porque os preconceitos, emoções e filtros pessoais podem perturbar o julgamento e a interpretação das mensagens, o que pode contribuir para uma comunicação ineficaz.
E, havendo ineficácia na comunicação, instala-se o stress e a ansiedade, porque a ambiguidade e a incerteza - resultantes dessa ineficácia - podem conduzir ao aumento da presença desses fatores entre os colaboradores, afetando a sua saúde mental e o seu bem-estar geral.
No pressuposto de que qualquer organização tem pessoas muito diferentes entre si, com diferentes preconceitos, emoções ou filtros, há uma certa inevitabilidade quanto à possibilidade de haver más interpretações ou julgamentos resultantes da comunicação.
"Não somos criaturas
racionais que sentem; somos criaturas emocionais que racionalizam." - Devdutt
Pattanaik
Assim sendo, uma possível solução poderá passar por criar mecanismos de resolução de conflitos, assentes em procedimentos claros para a resolução dos mesmos, com foco em enfatizar a comunicação aberta, a compreensão e a resolução de problemas. Desta forma, há um incentivo para que os colaboradores abordem as divergências de uma forma tendencialmente mais construtiva.
Ainda assim, há que contar com a existência de capacidades de escuta deficientes. A comunicação é um processo bidirecional e a falta de escuta ativa pode levar a mal-entendidos. As competências de escuta ativa são frequentemente subvalorizadas e subdesenvolvidas.
Uma comunicação eficaz promove um melhor
entendimento entre os colaboradores e entre os diferentes níveis
organizacionais, reduzindo o potencial de conflito e facilitando uma resolução
mais rápida quando surgem divergências.
Nota do autor: este texto expressa uma perspetiva pessoal enquadrada dentro de alguns parâmetros, não é um artigo científico, de natureza médica, prescritiva ou vinculativa. Também é importante notar que não se pretendeu fazer uma análise exaustiva, no futuro haverá novos textos que abordarão outras formas de olhar para estes mesmos tópicos.
Um conteúdo da Seikatsu Equilibrium® Master your reality.
© 2024 Todos os direitos reservados
#seikatsuequilibrium
#domineasuarealidade
#escolhas
#decisao
#tomadadedecisao
#comunicacaoineficaz
#barreirasemocionais
#emocoes
#preconceitos
#ansiedade
#stress
#incerteza
#ambiguidade
#culturaorganizacional
#culturaempresarial
#culturacorporativa
#comunicacaoorganizacional
#comunicacaoempresarial
#objetivos
#objetivosorganizacionais
#objetivosempresariais
#comunicacao
#organizacoes
#empresas
#realizacao
#resultados
#sucesso
#ods